Chris standing up holding his daughter Elva

Qual a diferença entre ar-condicionado e climatizador? Descubra!

2020-12-17 08:47:17

Quando buscamos um dispositivo para refrigerar ambientes, seja um escritório ou uma casa, surge a dúvida: qual é a diferença entre ar-condicionado e climatizador? É de grande importância compreender bem as particularidades de cada um para escolher a melhor opção para sua necessidade.

Juntamos aqui todas as informações que você precisa saber antes de comprar um ar-condicionado ou um climatizador. Veja!

 

Principais diferenças

Para quem acha que o climatizador é igual a um ar-condicionado, é fundamental ter clareza sobre a função de cada um deles. O ar-condicionado tem como principal função resfriar o ambiente, abaixando a temperatura em vários graus, já o climatizador diminui o calor com menos potência.

Na grande maioria, os modelos de climatizadores existentes no mercado são capazes de diminuir a temperatura em até 5 graus. Já o ar-condicionado tem potência suficiente para se adaptar a qualquer condição climática.

Para pessoas que possuem algum tipo de problema respiratório ou que moram em regiões secas, o climatizador também umidifica o ar com objetivo de resfriar o ambiente, isso pode ser uma vantagem se comparado com o ar-condicionado. No entanto, é importante lembrar que a umidificação gerada por ele é bem menor do que a de um aparelho próprio para esta função. Contudo, vale ressaltar que o fato do climatizador usar água para moderar a temperatura do ambiente pode não ser a melhor opção para quem mora em regiões quentes e úmidas.

Ao parar para analisarmos o ar-condicionado, é perceptível que há uma grande lista de modelos existentes no mercado. Isso auxilia na pesquisa de um aparelho que responda as necessidades de diversos tipos de ambiente. Entre as opções existem: ar-condicionado split, ar-condicionado janela, ar-condicionado inverter, entre outros - cada um possui características individuais.

 

Porque comprar um climatizador?

Ele tem vantagens que dependem das necessidades de quem procura. Um exemplo de uma das vantagens é que não é necessário isolamento do cômodo em que está sendo usado. O climatizador funciona tanto em ambientes fechados como em ambientes abertos.

A facilidade de transportá-lo de um cômodo para outro é um diferencial a se notar, isso faz com que muitas pessoas escolham pelo climatizador. Existem alguns modelos disponíveis no mercado que também contam com a função de esquentar, um ponto positivo para aqueles que moram em regiões frias em certas épocas do ano.

 

Qual utiliza mais energia, climatizador ou ar-condicionado?

Qualquer aparelho que seja, sempre existem variáveis a serem percebidas para compreender como será o consumo de energia. as tecnologias usadas no desenvolvimento do aparelho, o modelo, a classificação do INMETRO e o tempo que ele é usado são alguns dos fatores. Levando tudo isso em conta, é possível determinar o quanto a sua utilização vai afetar no valor da conta de energia.

No geral, o climatizador consome menos energia do que os modelos de ar-condicionado. Porém, é importante considerar as características do aparelho a ser comprado para ter certeza desse gasto.

Os principais pontos a serem observados são:

  1. Funções que reduzem o consumo

  2. Classificação certificada pelo INMETRO

  3. Potência do ar-condicionado ser compatível com o tamanho do ambiente

Lembrando que a potência da máquina é medida em BTUs e é preciso calcular a quantidade necessária pela medida do cômodo a ser resfriado em metros quadrados. Dessa forma, quanto mais BTUs o aparelho possuir, mais potente ele será.

Ao pesquisar "calculadora de BTUs", você encontra sites que deixarão esse processo bem simples.

 

Quanto um climatizador gasta de energia?

Estudos apontam que um climatizador tende a utilizar 10% do gasto de energia, ao ser comparado ao ar-condicionado. A diferença é principalmente quando a comparação é feita com modelos de ar mais antigos, que não são tecnologicamente preparados para desempenhar um menor consumo.

Essa é uma das diferenças mais notáveis que fazem com que muitos escolham um climatizador.

 

Quanto um ar-condicionado gasta de energia?

Muitos acham o ar-condicionado o vilão da conta de energia. É fato que ele consome mais energia quando comparado com um climatizador. Porém, é importante entender que hoje os aparelhos não são mais os mesmos. O consumo muda de acordo com o modelo, todos possuem essa informação no manual do produto.

O mercado se aprimorou com funções que tornam a diferença na conta de energia tão grande quanto o conforto de dormir na temperatura que você escolheu. Uma dessas funções é a função Sleep, que regula a temperatura do aparelho ao longo da noite para o cômodo ficar resfriado, sem ter que utilizar sua potência máxima o tempo todo. O resultado é um menor consumo no final do mês.

Lembre-se sempre que comprar um modelo com menor número de BTUs para pagar um valor inferior pode te fazer gastar mais. Se a potência do ar-condicionado não for suficiente para o cômodo a ser refrigerado, ele será sobrecarregado e pode fazer com que o consumo de energia aumente. Outra dica é sempre instalá-lo em uma parede pouco exposta ao sol.

 

Climatizador ou ar-condicionado: qual o melhor?

Não quer gastar tanto com a compra e instalação do aparelho? O climatizador é uma boa opção. Tendo em vista que a função dele é esfriar levemente o ambiente na medida que umidifica o ar, com a funcionalidade de poder ser transportado para onde for preciso.

Com tudo, se não abre mão de ter um cômodo na temperatura que deseja ou mora em uma região quente, o ar-condicionado é a escolha que irá garantir pleno conforto.

 

Agora que você sabe das características e diferenças de cada um, basta encontrar o modelo ideal que cumprirá suas necessidades. Para ficar por dentro dos nossos modelos, entre no nosso site aqui

Posts Recentes

...

Cozinhar na panela sem óleo: Conheça todos os benefícios!

2021-01-14 11:22:10
...

Bichinho de Pelúcia para Grua: Qual é melhor comprar?

2021-01-14 10:41:31
...

Aprenda 8 receitas de pipoca doce colorida fáceis e rápidas!

2020-12-31 10:32:56

Posts Relacionados

...
Cadeira gamer Fácil Tec: O que faltava para você jogar
2020-10-06 14:58:40
...
Papel de parede: 5 dicas para você usá-lo na decoração
2020-10-06 15:15:11
...
Razões para trabalhar com cama elástica
2020-10-06 17:08:30
...
AB Platinum Glaider: uma ótima alternativa para perder peso
2020-10-06 17:30:34
Chris standing up holding his daughter Elva