Chris standing up holding his daughter Elva

Cozinhar na panela sem óleo: Conheça todos os benefícios!

2021-01-14 11:22:10

Se você está procurando manter uma alimentação mais saudável, cozinhar sem óleo é um ótimo começo! A grande maioria dos óleos usados na cozinha, como o de girassol, de soja e de milho, ao serem submetidos a altas temperaturas, sofrem reações químicas que geram substâncias que prejudicam a nossa saúde. Ao implantar essa prática no nosso dia a dia, as vantagens de suspender o uso do óleo nas refeições vai muito além de conservar a saúde.

Vamos mostrar a você algumas das mais importantes vantagens de não usar óleo nos alimentos. Confira!

 

Vantagens de cozinhar sem óleo:

Faz bem para a saúde

A grande maioria das pessoas estão cientes de algumas das doenças causadas pelo uso de óleo. Doenças cardiovasculares, irritação do trato intestinal, envelhecimento precoce, artrite, ganho de peso e até mesmo câncer são geradas a partir do uso de óleo. Mas poucas pessoas sabem o por que delas acontecerem. Conforme estudos, nos casos de fritura, o óleo chega a elevadas temperaturas por um longo intervalo de tempo, isso promove alterações em seus atributos físicos e químicos, gerando a formação de elementos tóxicos e até cancerígenos. Sendo assim, se você tirar o óleo ao cozinhar, você reduz as chances de desenvolver esses problemas de saúde. Será um hábito pequeno mas que faz muita diferença.

 

Ajuda a manter o sabor dos alimentos

Ao atingir o ponto de fumaça, temperatura na qual ele queima, o óleo libera substâncias livres que formam a acroleína, que é a substância que deixa um cheiro ruim no ar e dá um gosto amargo, de queimado, ao alimento. Sendo assim, o uso do óleo possibilita que o gosto do alimento seja alterado. O tipo de óleo escolhido também interfere nessa questão.

Óleos como o de palma e de gergelim, possuem o gosto mais forte. Já o óleo de coco, mesmo sendo saudável até certa quantidade, pode não harmonizar com alguns pratos. Com a suspensão do uso de óleo nas refeições, os alimentos mantém um sabor mais natural e os temperos que você adicionar terão o gosto mais ressaltado, consequentemente, sua refeição fica bem mais saborosa.

 

Diminui a sujeira

Aquela camada que se forma nas superfícies da geladeira, do chão e até das paredes, é formada pela gordura. Parar de usar óleo é uma das melhores soluções para impedir que essa gordura fique grudada na face dos objetos da sua cozinha. E assim você também impede que os talheres, pratos e panelas fiquem engordurados, dando menos trabalho na hora de lavá-los.

Você terá menos trabalho para lavar as louças e limpar sua cozinha, a sensação de que tudo está limpo dura mais tempo e como não terá que fazer tanto esforço, sobrará mais tempo para você.

 

Incentiva a buscar novas receitas

Você começa a buscar receitas sem óleo e isso acaba variando suas refeições e, como dito anteriormente, as torna mais saudáveis, saborosas e são simples de preparar. A internet deixa essa busca extremamente fácil, com isso, é só você escolher a que mais te atraiu ou conforme seus dotes culinários e ingredientes que possui em casa.

Com isso, você experimenta sabores novos e seu cardápio se torna mais abundante e diverso.