Chris standing up holding his daughter Elva

Como abrir uma empresa no ramo alimentício? Confira 4 passos!

2021-04-22 09:16:52

O ramo alimentício movimenta mais de 101 bilhões de faturamento no Brasil, de acordo com o IFB (Instituto Food Services Brasil). Existem diversas opções dentro do mercado de alimentos como restaurantes, food truck, alimentação saudável, doces e muitos outros! Porém, há muitas funções por trás do ramo alimentício que vão além do que apenas cozinhar.

 

São pontos que precisam ser observados por um olhar um pouco mais analítico e aprofundado, além de estudar o mercado, produto, público-alvo, marketing e higiene para manter o funcionamento perfeito do estabelecimento. Se você pretende abrir um negócio na área, nós separamos 4 passos para que você coloque seu plano em prática, veja:

 

1- Defina qual segmento da alimentação empreender

Esse é um ramo com grande variedade de segmentos. Por esse motivo, é preciso escolher em qual desses segmentos você investirá. Todo ano algumas tendências de mercado tem mais destaque do que outras, como o fast food. Prestar atenção nessas tendências é de grande importância.

 

Porém, escolha um segmento onde exista uma identificação entre você e ele, empreender é algo que exige muita determinação e paixão pelo que faz.

 

2- Pense em um diferencial inovador para seu negócio

A inovação é um pilar do empreendedorismo. No ramo alimentício existem muitos estabelecimentos tradicionais que apresentam serviços e produtos semelhantes. Se você for apenas mais um, pode ser que não alcance o sucesso que deseja. Diante disso, crie um diferencial que poucos ou nenhum concorrente possua.

 

Dê motivos para que o cliente opte por consumir em seu negócio e não o concorrente. Pense na experiência que o cliente terá. São pequenos grandes detalhes que irão atrair consumidores para seu negócio.

 

3- Faça um plano de negócio

O plano de negócio é como uma receita que determinará como deverá ser realizada cada etapa da concretização do seu negócio. Com ele, você terá conhecimento profundo sobre os aspectos do seu negócio, como:

  • - Investimento financeiro;

  • - Capital de giro;

  • - Concorrência;

  • - Público alvo;

  • - Fornecedores;

  • - Viabilidade do negócio;

  • - Plano de marketing;

  • - Equipamentos.

O plano de negócio é fundamental para se ter mais segurança e correr menos riscos ao empreender.

 

4- Tire seu negócio do papel

Após seguir os passos anteriores, esse é o momento de fazer acontecer. Agora é hora de ir atrás de toda documentação necessária, encontrar o ponto do seu estabelecimento, comorar os equipamentos e utensílios necessários, contratar uma equipe de qualidade... São muitas coisas para fazer, mas não desista!

 

A parte prática pode ser cansativa, mas pense na satisfação de ver seu negócio tomando forma, ou melhor, pense em quando ele estiver fazendo sucesso e você estiver lucrando! Isso irá recompensar todo o trabalho.

 

Esses são os principais passos a serem seguidos para que você abra seu negócio no ramo alimentício. Esperamos que tenha te ajudado e lhe desejamos muito sucesso! Continue nos acompanhando para mais conteúdos e dicas como essas!

 

Posts Recentes

...

10 cafés diferentes para variar na sua cafeteira profissional

2021-05-06 08:37:28
...

7 tipos de café mais vendidos e quais as diferenças entre eles

2021-04-30 09:52:48
...

Quais as vantagens do Nobreak para seus aparelhos? Descubra!

2021-04-23 09:40:17

Posts Relacionados

...
Cadeira gamer Fácil Tec: O que faltava para você jogar
2020-10-06 14:58:40
...
Papel de parede: 5 dicas para você usá-lo na decoração
2020-10-06 15:15:11
...
Razões para trabalhar com cama elástica
2020-10-06 17:08:30
...
AB Platinum Glaider: uma ótima alternativa para perder peso
2020-10-06 17:30:34
Chris standing up holding his daughter Elva