
Se você deseja mudar o visual de sua casa sem muitas complicações, esta publicação é para você. Os papéis de parede fazem um excelente trabalho, pois você consegue ótimas estampas, cores e texturas de forma rápida, com baixo custo e sem a ajuda de profissionais.
Acompanhe agora o passo a passo e saiba como instalar corretamente o papel de parede:
Materiais necessários:
Para aplicar o papel de parede, separe os seguintes materiais:
Recipiente para diluir a cola;
Escada;
Fita métrica ou trena;
Rolinho e pincel (brocha) de pintura;
Tesoura;
Estilete;
Espátula;
Pano seco;
Esponja;
Cola específica de papel de parede.
Passo 1: limpeza e preparação
Se a parede tem irregulares, prepare-a com gesso ou massa corrida. Caso necessário, passe tinta para evitar que o pó grude no papel. Este processo deverá ser feito com no mínimo uma semana de antecedência a aplicação do papel.
E, caso ela já esteja nivelada, passe um pano úmido para deixá-la bem limpa e livre de pó antes da instalação.
Passo 2: meça a parede
Antes de iniciar a aplicação, tire as medidas da parede para verificar a quantidade de papel necessária. Com a ajuda de uma trena, meça e anote a altura e largura, começando do rodapé até o teto, medindo somente a área onde o papel será instalado.
Passo 3: cortando o papel de parede
O rolo vem com largura fixa, e deve ser cortado na altura desejada de acordo com a metragem da parede. Corte sempre com 10 cm de folga (5 cm superiores e 5 cm inferiores). Caso o papel tenha estampas, cada faixa terá que contar com 10% a mais da sua altura, para casar as estampas, portanto se a altura da parede for 270 cm, temos que cortar uma faixa com 270 cm + 27 cm = 297 cm. Adeque esta conta de acordo com a altura de sua parede.
Passo 4: passar cola no papel
Forre o piso para que não aconteçam acidentes com a cola. Para a aplicação, utilize a brocha ou o rolinho. Depois de espalhar a cola, dobre a tira de papel, deixando cola com cola. Espere 5 minutos, e passe novamente a cola. Dobre mais uma vez e aplique-o diretamente na parede.
Passo 5: aplicando na parede
Para deixar mais fácil a aplicação, comece de cima para baixo, encaixando nos cantos e tomando o cuidado para deixar a sobra de papel para o recorte posterior. Ajeite o papel com as mãos, e com a ajuda de uma escova, escove do centro para fora, para remover as bolhas de ar. Assente as emendas com a mão ou um rolete. Não se esqueça de pressionar a emenda para que ela não levante futuramente.
Passo 6: cortando as sobras
Para retirar as sobras, encoste a espátula e passe o estilete delicadamente sobre elas, sem pressa, para que não aconteça algum corte incorreto.
Passo 7: tomadas e interruptores
Em tomadas e interruptores, desparafuse a caixa e com o estilete faça o recorte durante a instalação. Você pode recolocá-los 1 hora após a instalação.
Passo 8: passar esponjas nas emendas
Por fim, passe uma esponja umedecida com água para retirar os resquícios de cola. Você pode passar nos cantos e nas emendas.
Viu como é fácil fazer a instalação? Os papéis de parede da FÁCIL TEC vêm em três cores lindas, para deixar o seu ambiente com muito mais estilo. Clique aqui e adquira agora mesmo!